Musk vendeu ações da Tesla por quase mil milhões de euros -

Musk vendeu ações da Tesla por quase mil milhões de euros

De acordo com documentos apresentados na quarta-feira ao regulador do mercado dos Estados Unidos, a Securities and Exchange Commission (SEC), Elon Musk, homem mais rico do mundo, vendeu cerca de 930 mil ações só na segunda-feira.

No sábado, Musk tinha sondado os seus seguidores na rede social Twitter sobre a eventual venda de 10% dos 17% que possui na empresa, o que lhe poderia render mais de 20 mil milhões de dólares (perto de 17,5 mil milhões de euros). Cerca de 57,9% dos 3,5 milhões de seguidos responderam a favor.

Na segunda-feira, na abertura de Wall Street, as ações da empresa caíram 7,2%, com o mercado a temer que Musk avançasse com a venda, desequilibrando a oferta e a procura das ações do fabricante de carros elétricos.

Por essa razão, as ações foram vendidas a um preço significativamente mais baixo do que teria acontecido sem o anúncio no Twitter, tendo o empresário perdido, no processo, várias dezenas de milhões de dólares em lucros não realizados.

O documento entregue à SEC revela também que o homem de negócios já tinha iniciado a venda em 14 de setembro, pelo que não decidiu com base no inquérito no Twitter.

No final da operação, Elon Musk ainda detinha 1,22 milhões de ações da Tesla e mais 170,4 milhões num “trust” (fundo fiduciário), com o valor total de 183 mil milhões de dólares (159,4 mil milhões de euros), ao preço de fecho de quarta-feira, de acordo com o documento entregue ao SEC.

Leia mais em Jornal de Notícias

Assine nossa Newsletter