Coreia do Norte lança “projétil não identificado” - Plataforma Media

Coreia do Norte lança “projétil não identificado”

A Coreia do Norte lançou um “projétil não identificado” no mar ao largo da sua costa oriental, disseram hoje os militares sul-coreanos, no momento em que Pyongyang disse à ONU ter “legitimidade” para testar armas e “aumentar a defesa”

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS) não adiantou mais nenhum detalhe.

No entanto, o embaixador norte-coreano nas Nações Unidas, Kim Song, disse que o país tem o “direito legítimo” para testar armas e “fortalecer [as suas] capacidades de defesa”.

“Ninguém pode negar o nosso direito à autodefesa”, insistiu o diplomata, pedindo aos Estados Unidos da América (EUA) que cessem a sua “política hostil” contra a Coreia do Norte.

Este é o terceiro projétil lançado pelo regime de Pyongyang em setembro. O primeiro envolveu um míssil de cruzeiro de longo alcance e o segundo um míssil balístico de curto alcance.

O lançamento do “projétil não identificado” ocorre poucos depois de Kim Yo-jong, a influente irmão do líder norte-coreano, Kim Jong-un, sugerir a possibilidade de uma cúpula entre as duas Coreias, exigindo à Coreia do Sul que abandone a sua “política hostil”.

Os comentários serviram como resposta aos recentes apelos do Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, para declara o fim oficial do conflito intercoreano de 1950-53, que terminou em tréguas, mas não em tratado de paz, deixando ambos os lados tecnicamente em guerra durante mais de 70 anos.

O lançamento do “projétil” também ocorre no dia de abertura de uma sessão da Assembleia Popular Suprema (parlamento norte-coreano).

Related posts
Política

Coreia do Norte ordena confinamento em Pyongyang por "mal respiratório"

Política

Coreia do Norte dispara mais três mísseis balísticos de curto alcance

Política

Partido único da Coreia do Norte começa plenário para definir política em 2023

Política

Coreia do Sul faz disparos de aviso após drones norte-coreanos violarem espaço aéreo

Assine nossa Newsletter