Próxima viagem tripulada à estação espacial vai incluir uma mulher

Próxima viagem tripulada à estação espacial vai incluir uma mulher

A próxima missão espacial tripulada da China, programada para Outubro, e que visa prosseguir com a construção da estação espacial do país, vai incluir uma mulher, anunciou ontem a imprensa local

A nave espacial Shenzhou-13 vai transportar um grupo de astronautas para a estação espacial Tiangong (“Palácio Celestial”). Alguns órgãos de comunicação chineses indicaram que o Shenzou-13 vai partir em 3 de Outubro.

O portal de ciências Quwei Tansuo, citado por diversos meios de comunicação, revelou que haverá uma astronauta entre a tripulação, e que será Wang Yaping, que já integrou a expedição Shenzhou-10, em 2013.

Wang foi a segunda mulher chinesa a viajar para o espaço, depois de Liu Yang, a primeira a fazê-lo, em 2012.

De acordo com Huang Weifen, coordenador sénior da agência chinesa dedicada às missões espaciais tripuladas, a próxima tripulação vai ter três objectivos: verificar a sustentabilidade de longas estadias, realizar caminhadas espaciais para testar fatos espaciais e braços robóticos, e a realização de experiências científicas em órbita.

A tripulação vai passar seis meses no espaço, o dobro do tempo passado pela tripulação anterior.

Regresso a casa

Na semana passada, a nave espacial Shenzhou-12, que significa “nave divina”, voltou à Terra, com três astronautas a bordo: Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo. Estes passaram 90 dias na estação espacial.

Leia mais em Hoje Macau

Related posts
FuturoMundo

Coreia do Sul quer entrar na corrida espacial com foguete próprio

Futuro

Perseverance confirma a relevância de se buscar vida em Marte

FuturoMundo

NASA enviará robot ao polo sul da Lua em busca de gelo

Futuro

Turistas espaciais americanos passam primeiro dia em órbita

Assine nossa Newsletter