Início » “Temos tanta dor”. Jornalistas espancados por talibãs

“Temos tanta dor”. Jornalistas espancados por talibãs

Dois jornalistas afegãos foram detidos e espancados durante horas por talibãs

O fotógrafo Nematullah Naqdi e o jornalista Taqi Daryabi foram detidos na quarta-feira, acusados de organizarem um protesto em Cabul, onde estavam em serviço para o jornal afegão “Etilaat Roz” (“Informação Diária”). Levados para uma esquadra da polícia na capital, garantem ter sido esmurrados e espancados com bastões, cabos elétricos e chicotes.

“Um dos talibãs pôs o pé na minha cabeça, esmagou-me o rosto contra o betão. Deram-me um pontapé na cabeça. Pensei que me iam matar”, disse Nematullah Naqdi à agência de notícias francesa AFP, já em liberdade, exibindo as duras marcas da violência que sofreu durante as horas de detenção.

Apesar das promessas dos talibãs sobre um regime mais tolerante, na quarta-feira à noite o novo governo afegão declarou as manifestações ilegais, exigindo uma autorização do Ministério da Justiça.

Naqdi e Daryabi foram destacados para acompanhar um pequeno protesto em frente a uma esquadra de polícia em Cabul por mulheres que exigiam o direito ao trabalho e à educação. “Prenderam todos aqueles que estavam a filmar e levaram os seus telefones”, recorda o fotógrafo. Os talibãs tentaram agarrar a sua câmara, mas ele conseguiu entregá-la a outra pessoa no meio da confusão. Mas a sua detenção já não conseguiu evitar.

Tiveste sorte em não teres sido decapitado

“Os talibãs começaram a insultar-me, a pontapear-me”, recorda Naqdi, acrescentando que foi acusado de ser o organizador do protesto. Perguntou porque estava a ser espancado: “Tiveste sorte em não teres sido decapitado”.

Naqdi acabou por ser levado para uma cela cheia de gente, onde encontrou o seu colega, Daryabi, que também tinha sido detido e espancado. “Temos tanta dor que não nos conseguíamos mexer”, sublinha.

Algumas horas mais tarde, os dois jornalistas foram libertados sem explicação e sob uma série de insultos. “Eles veem-nos como inimigos”, refere Daryabi.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!