Início » “Ninguém pode ficar de parte no acesso às vacinas”

“Ninguém pode ficar de parte no acesso às vacinas”

O presidente da Assembleia Nacional defendeu esta quarta-feira (8), em Viena, Áustria, que “ninguém pode ficar de parte no acesso às vacinas da Covid-19”.

Fernando da Piedade Dias dos Santos pelou, igualmente, para uma parceria global no combate à Covid-19, com a distribuição de vacinas de forma igualitária.

Ao discursar na 5ª Conferência Mundial dos Presidentes dos Parlamentos destacou as acções desenvolvidas pelo Governo angolano para a prevenção e o controlo da pandemia.

Protecção civil

O presidente da Assembleia Nacional disse ainda sobre a alteração da Lei da Protecção Civil no país, para balizar a actuação do Estado em situação de calamidade pública, observando sempre os direitos e as liberdades dos cidadãos.

De acordo com a Angop, o certame que reúne mais de 110 Presidentes dos Parlamentos, vai abordar matérias que requerem uma acção parlamentar internacional urgente, incluindo a resposta global à pandemia e à recuperação pós-Covid, a emergência climática, o desenvolvimento sustentável, combate à desinformação, a participação da juventude na política e igualdade de género.

Com sede em Genebra, Suíça, a União Inter-Parlamentar é a organização global dos Parlamentos Nacionais criada em Junho de 1889 em Paris, por um pequeno grupo de parlamentares.

A União Inter-Parlamentar está vocacionada à promover a paz por meio da diplomacia parlamentar e do diálogo inclusivo. Actualmente, conta com 179 Parlamentos membros, 13 membros associados e um número crescente de parlamentares de todo o mundo envolvidos no trabalho da organização.

Leia mais em Jornal de Angola