Rede móvel volta em Palma e Mocímboa da Praia - Plataforma Media

Rede móvel volta em Palma e Mocímboa da Praia

As telecomunicações móveis foram parcialmente reestabelecidas nos distritos de Palma e Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado, norte de Moçambique, após os ataques armados naquela zona, anunciou uma das operadoras.

A reativação da cobertura móvel inclui as carteiras móveis, explicou a operadora Vodacom Moçambique, um serviço com o qual são feitas muitas das transações financeiras em zonas rurais e remotas, sem acesso rápido a serviços bancários.

O sinal regressa depois de as forças militares de Moçambique, com apoio do Ruanda, terem garantido condições para equipas técnicas avançarem com a reparação de infraestruturas destruídas.

Em Palma, o equipamento foi destruído durante o ataque de grupos insurgentes ocorrido em 04 de março, ao passo que a vila de Mocímboa da Praia tinha sido ocupada em agosto de 2020.

O conflito armado entre forças militares e insurgentes em Cabo Delgado já provocou mais de 3.100 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e mais de 817 mil deslocados, segundo as autoridades moçambicanas.

Assine nossa Newsletter