Embaixador dos EUA em Díli abandona cargo e regressa a Washington por motivos pessoais

O embaixador dos Estados Unidos em Dili, Kevin Blackstone, anunciou hoje que “por motivos urgentes pessoais” tem que abandonar o cargo e regressar a Washington, menos de meio ano depois de apresentar cartas credenciais
“Devido a circunstâncias pessoais urgentes, vou demitir-me como Embaixador e regressar aos Estados Unidos no início de agosto. Foi uma honra de uma vida servir como embaixador dos EUA em Timor-Leste e trabalhar ao lado da dedicada e profissional equipa da Missão dos Estados Unidos a Timor-Leste”, anunciou numa mensagem na página oficial da embaixada no Facebook.
“A hospitalidade timorense é extraordinária, e vou apreciar as muitas memórias que fiz durante o meu tempo aqui. Continuarei sempre profundamente orgulhoso do trabalho da Missão dos Estados Unidos para fortalecer a importante e duradoura parceria – e a amizade – entre os Estados Unidos e Timor-Leste”, explicou.
Kevin Blackstone apresentou cartas credenciais em março e desde aí multiplicou-se em contactos com as autoridades timorenses para resolver vários dos assuntos pendentes na relação bilateral.
Um dos passos mais importantes foi o acordo que estava a ser preparado há vários anos para a reabilitação do Aeroporto de Baucau.