A empresa chinesa Great Wall Motor Co. está a considerar adquirir uma das fábricas da Daimler AG no Brasil
As duas empresas estão em conversações sobre o potencial negócio, que poderia render várias centenas de milhões de dólares, segundo a Bloomberg, que cita fontes próximas da operação. As deliberações estão em curso, mas as duas empresas podem ainda decidir não prosseguir com um acordo, acrescenta a Bloomberg.
A compra da unidade brasileira seria mais uma na série de aquisições de fábricas da Great Wall nos últimos dois anos, após a compra de instalações à General Motors Co. na Índia e Tailândia, no ano passado.
Citando condições de mercado difíceis, o fabricante alemão de automóveis disse em dezembro que iria cessar a produção de automóveis no Brasil, onde abriu uma fábrica em Iracemapolis em 2016 para produzir o modelo Classe C da Mercedes-Benz e o crossover GLA.
Uma porta-voz da Daimler disse que a empresa continua a explorar diferentes opções para a fábrica, mas escusou-se a fazer mais comentários.
A Great Wall Motor Co. enfrenta uma competição crescente na China por veículos utilitários desportivos, um segmento chave para o fabricante. Marcas estrangeiras de empresas como a Volkswagen AG e a Toyota Motor Corp. capturaram uma quota maior do que as empresas nacionais nas vendas de novos SUV na China em 2020, e os concorrentes parecem prontos a alargar a liderança de vendas, escreveu Steve Man, analista da Bloomberg Intelligence, em maio.