Brasil capaz de 'expandir e diversificar' a oferta de produtos à China

Brasil capaz de ‘expandir e diversificar’ a oferta de produtos à China

O Brasil é capaz de “expandir e diversificar” a oferta de produtos à China, de acordo com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do país sul-americano, Tereza Cristina

Durante uma videoconferência para o Diálogo Brasil-China sobre Agricultura Sustentável, organizada pelo Conselho Empresarial Brasil-China e pelo Instituto de Finanças e Sustentabilidade da China (IFS), a Governante destacou os laços estreitos entre os dois países na agricultura e alimentação.

O Brasil e a China mantêm “uma relação de confiança na entrega infalível, com qualidade, segurança e sustentabilidade”, disse.

O Brasil vê o potencial para expandir e diversificar as exportações para o mercado chinês”, assegurou, adiantando que o país está “plenamente consciente de que os consumidores na China, tal como os do Brasil, estão cada vez mais preocupados com questões de sustentabilidade”.

Hoje, o Brasil abastece mais de mil milhões de pessoas em 180 mercados com produtos agrícolas, o que significa que “em cada quatro pratos de comida servidos no mundo, um tem ingredientes originários do Brasil”, assinalou.

Desde a década de 1970, a produção de cereais do Brasil aumentou cerca de 400 por cento, enquanto a terra de cultivo cresceu 40 por cento.

Mas as alterações climáticas, que afetam diretamente os agricultores, ameaçam “impactos nocivos na segurança alimentar e na preservação da biodiversidade”, pelo que é essencial dar prioridade à redução dos gases com efeito de estufa, especialmente dos combustíveis fósseis, disse Tereza Cristina.

“A sustentabilidade tem três pilares inseparáveis: ambiental, económico e social. Com os nossos aumentos de produtividade, podemos trazer alimentos baratos para o mundo”, adiantou.

E concluiu: “O Brasil, tal como a China, enfrenta o desafio de melhorar a vida dos que vivem no campo, proporcionando-lhes condições semelhantes às da população urbana. A China tem trabalhado arduamente nos últimos anos para combater a pobreza extrema nos campos, alcançando um grande sucesso”.

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Related posts
China

Uruguai e China perto de concluir acordo de livre-comércio

ChinaMundo

Biden diz que pode ligar para Xi Jinping esta semana

MundoPolítica

Mercosul fecha acordo com Singapura no meio de tensões internas

MundoPolítica

Zelensky destitui dois altos funcionários, enquanto UE avalia novas sanções contra a Rússia

Assine nossa Newsletter