"Café com Europa" inicia a XVII Semana da Europa com presença de designer portuguesa

“Café com Europa” inicia a XVII Semana da Europa com presença de designer portuguesa

A terceira edição do evento “Café com Europa” vai decorrer na quarta e quinta-feira, dedicado ao tema “Humano+Design+Natureza” e contar com a participação da designer portuguesa Susana Godinho, numa iniciativa integrada na Semana da Europa

Serão dois dias de palestras, entrevistas e apresentações inteiramente gratuitas com designers e arquitetos brasileiros e europeus, com representantes da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Eslovénia, Finlândia e Portugal.

A representante portuguesa, que se apresenta na manhã de quinta-feira, vai ser Susana Godinho, da Sugo Cork Rugs, uma ‘start-up’ de tapetes artesanais concebidos com cortiça.

“Ao longo dos últimos 18 anos, Susana desenvolveu uma abordagem 360º às indústrias têxteis e da moda. Como designer criativa na DeMatos Design, professora de tecelagem no ensino especial e consultora de tendências na Promostyl, ela ganhou uma visão única combinando criatividade e ‘craftsmanship’ [artes aplicadas]”, indicou o centro cultural Camões em Brasília, num comunicado sobre o evento.

Além da portuguesa, vão participar nomes como o dos arquitetos e designers brasileiros Caio Vassão, Mariana Siqueira, Flávia Amadeu, Graziela Nivoloni, o ítalo-brasileiro Stefano Carta Vasconcellos, o dinamarquês Søren Andersen, a eslovaca Eva Garibaldi, a finlandesa Kirsi Niinimäki, os belgas Lionel Jadot, Laurent Bourgeois e Kimberly Hex ou o alemão Van Bo Le-Mentzel.

A curadoria do evento procurou selecionar jovens profissionais que se tenham distinguido pelas contribuições teórico-práticas, comprometidas com a sustentabilidade ambiental, económica e social, a nível nacional e internacional.

Numa aliança entre o design sustentável e arquitetura, o “Café com Europa” é organizado pela Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia (EUNIC) em Brasília, e pela Delegação da União Europeia no Brasil, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e o Istituto Europeo di Design (IED).

O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, salientou que o “Café com Europa” vai assinalar também o Dia da Europa, comemorado em 09 de maio.

“A data celebra a declaração de Robert Schuman de 1950, quando o então Ministro dos Negócios Estrangeiros da França lançou as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia”, disse o embaixador, reforçando que, para o bloco europeu, a cultura tem um valor crucial.

A XVII Semana da Europa, a decorrer entre maio e outubro, vai permitir a troca “de experiências enriquecedoras” entre cidadãos dos dois lados do Atlântico, segundo o diplomata.

“Em maio, o público terá acesso ao debate sobre o design e sustentabilidade, temas muito relevantes na Europa e no Brasil. Em setembro, vamos trazer conjuntamente mais atividades que permitirão uma imersão nas culturas europeias e reforçarão o diálogo com a cultura brasileira também em toda a sua diversidade. Neste momento sensível da pandemia, é a cultura que nos une e nos fortalece ainda mais quando ficamos em casa”, frisou Ybáñez.

O “Café com Europa” será transmitido em tempo real nos canais da plataforma YouTube da Semana da Europa, da UnBTV e do Istituto Europeo di Design, com tradução simultânea em inglês e português.

Os encontros serão virtuais e os participantes vão poder interagir ao vivo e fazer perguntas por uma plataforma de conversação.

Assine nossa Newsletter