Início Cultura Jornalistas de língua portuguesa e de língua chinesa de Macau visitam a Shaanxi

Jornalistas de língua portuguesa e de língua chinesa de Macau visitam a Shaanxi

António Bilrero e Dinis Chan

Um grupo de jornalistas de meios de comunicação social em línguas portuguesa e inglesa visitou na passada semana Xi’an e Yan’an, na província de Shaanxi, a convite do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na Região Administrativa Especial de Macau.

Em Xi’an, capital provincial e considerada como um dos berços da civilização chinesa, por onde passaram dinastia como a Han e a Tang, a comitiva visitou o Museu dos Guerreiros e Cavalos de Terracotta, o Parque do Património Nacional do Palácio de Daming, o Pagode do Grande Ganso Selvagem e as Muralhas da cidade velha de Xi’an.

A visita incluiu também uma deslocação a Yan’an, cidade considerada como o berço da revolução comunista e que acolheu o 7º congresso do Partido Comunista da China em 1945, apontado como determinante na escolha dos futuros dirigentes do país.

Destaque ainda para a visita ao Museu do Jornalismo e da Memória da Imprensa, génese da máquina de propaganda e informação do Partido Comunista nos períodos das guerras contra o ocupante japonês e os nacionalistas do Kuomintang.

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!