O número de toxicodependentes registados o ano passado no sistema central em Macau caiu 37 por cento em comparação com os dados de 2019. E nos jovens com menos de 16 anos a queda foi ainda maior, de quase 50 por cento. Os números foram apresentados ao início da tarde no final da primeira sessão plenária de 2021 da Comissão de Luta Contra a Droga
No balanço dos trabalhos, Cheang Io Tat, chefe de Departamento de Prevenção e Tratamento da Dependência do Jogo e da Droga, do Instituto de Acção Social de Macau, disse que vai ser reforçado o trabalho de promoção jurídica sobre a lei de combate à droga.
Segundo este responsável, “vai ser revista continuamente a situação relativa à execução da lei de combate à droga e apresentadas sugestões, propondo aos diferentes setores da sociedade para que procedam, junto dos grupos sociais de diferentes nacionalidades, o trabalho relativo à divulgação jurídica sobre a Lei de Combate à Droga”.
Além disso o Grupo de Trabalho para o Acompanhamento da Problemática da Droga dos Jovens “vai acompanhar o trabalho prioritário do corrente ano referente à prevenção da toxicodependência ao programa específico e apresentou o estudo sobre a tendência do consumo de drogas, procura dos serviços de desintoxicação e o plano de desenvolvimento, propondo que seja dada atenção à saúde mental dos jovens, à relação entre educação familiar e o risco do consumo de drogas”, afirmou.
Leia mais em TDM