Governo brasileiro faz pressão desumana para influir na CPI da Covid, diz favorito para relatoria - Plataforma Media

Governo brasileiro faz pressão desumana para influir na CPI da Covid, diz favorito para relatoria

Senador afirma que primeiro passo da comissão é convocar técnicos e TCU, PF e Ministério Público para auxiliar trabalhos.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), favorito para ser o relator da CPI da Covid, disse à Folha nesta sexta-feira (16) que o governo Jair Bolsonaro faz uma “pressão desumana” para influenciar a comissão e evitar que o emedebista seja o responsável por elaborar o documento final da investigação.

“O governo continua numa pressão desumana para influir nos destinos da CPI. Hoje, fui informado que eles pressionaram o líder do PSD para substituir os dois nomes na comissão. Substituir o nome do Otto Alencar e do próprio Omar Aziz“, afirmou.

Nesta sexta, senadores independentes e de oposição, que são maioria no grupo de 11 membros da comissão, fecharam acordo para eleger Omar Aziz (PSD-AM) o presidente da CPI e Renan, o relator.

O Palácio do Planalto, porém, reagiu e tentou inicialmente emplacar Marcos Rogério (DEM-RO) no lugar do emedebista.

O MDB, que tem a maior bancada do Senado, avisou que não abriria mão da função. Então o governo, de acordo com Renan, mudou a estratégia: tentou convencer o PSD a indicar para o colegiado senadores mais atrelados a Bolsonaro —o que influenciaria a escolha dos postos-chaves da comissão.

O presidente da CPI é eleito pela maioria dos membros e, em seguida, designa quem será o relator. Embora seja uma decisão livre, tradicionalmente a escolha do relator respeita um acordo pré-estabelecido entre os 11 titulares.

Se Aziz atendesse ao governo e decidisse indicar alguém que não fosse Renan, contrariando a maioria dos membros da CPI, sua própria presidência ficaria em xeque e ele perderia os votos dos integrantes do colegiado.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Related posts
BrasilMundo

Opas adverte que a Covid-19 está ‘longe’ de estar sob controle nas Américas

BrasilPolítica

Bolsonaro sanciona lei que determina afastamento de grávidas do trabalho presencial

BrasilSociedade

Diretor de regulador do Brasil confirma tentativa de indicar cloroquina para tratamento

BrasilPolítica

Covid-19: Presidente do Brasil diz que teve sintomas de reinfeção recentemente

Assine nossa Newsletter