Papa Francisco recebe hoje em audiência Conferência Episcopal Portuguesa - Plataforma Media

Papa Francisco recebe hoje em audiência Conferência Episcopal Portuguesa

O Papa Francisco recebe hoje a nova presidência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) num encontro para apresentação de cumprimentos e para receber orientações para a Igreja em Portugal.

A delegação que vai ser recebida pelo Papa Francisco é constituída pelo presidente e vice-presidente da Conferência Episcopal, José Ornelas e Virgílio Antunes, respetivamente, e pelo secretário e porta-voz, padre Manuel Barbosa.

A 09 de dezembro, em conferência de imprensa, Manuel Barbosa disse que a audiência servirá para a apresentação de cumprimento, mas também para pedir “a bênção e orientações do Papa” para a Igreja Católica no país, sendo que a situação da pandemia de covid-19 deverá ser igualmente referida.

“É obvio que assim seja, é evidente”, adiantou Manuel Barbosa, admitindo ainda que a realização da Jornada Mundial da Juventude, em 2023 em Lisboa, poderá ser outro assunto a abordar.

A atual presidência da CEP foi eleita no dia 16 de junho último para o triénio 2020-2023, durante a 198.ª Assembleia Plenária do episcopado português.

José Ornelas foi eleito presidente do Conselho Permanente da CEP e como vice-presidente os bispos portugueses elegeram Virgílio Antunes, bispo de Coimbra.

A vice-presidência da CEP era ocupada pelo cardeal António Marto, bispo de Leiria-Fátima.

Os prelados elegeram ainda como vogais do Conselho Permanente para o triénio 2020-2023 Manuel Clemente (cardeal-patriarca de Lisboa), Manuel Linda (bispo de Porto), José Cordeiro (bispo de Bragança-Miranda), António Marto (bispo de Leiria-Fátima) e Francisco Senra Coelho (arcebispo de Évora). O padre Manuel Barbosa mantém-se como secretário.

Artigos relacionados
MundoSociedade

Papa autoriza mulheres a dar comunhão mas não abre porta ao sacerdócio

Sociedade

Papa não realizará as principais liturgias de final do ano por "dor ciática"

MundoSociedade

Papa Francisco anuncia ano de reflexão dedicado às famílias

BrasilMundo

Em mensagem de Natal, papa pede boa-nova para os pobres e cita santo brasileiro

Assine nossa Newsletter