Cabo Delgado: Insurgentes são afiliados do Estado Islâmico, garantem os EUA - Plataforma Media

Cabo Delgado: Insurgentes são afiliados do Estado Islâmico, garantem os EUA

Norte-americanos dizem que militantes islâmicos estão a ganhar terreno

O grupo terrorista que atua no norte de Moçambique é um afiliado do Estado Islâmico e deve ser visto como uma questão de terrorismo global, afirmou o coordenador de contraterrorismo dos EUA, Nathan Sales, que promoteu apoio norte-amercano ao governo liderado por Filipe Nyusi. “O que estamos a ver hoje é uma afiliada comprometida do ISIS que abraça a ideologia do ISIS, que abraça as táticas e procedimentos do ISIS e abraça a visão do ISIS de um califado com controlo territorial,” acusou Sales.

Os militantes islâmicos na província de Cabo Delgado – com projetos de gás avaliados em 60 mil milhões de dólares – estão a ganhar terreno, revela o diplomata. A violência já atingiu a vizinha Tanzânia no passado mês de outubro, levando os dois países, que partilham uma longa fronteira, a lançar operações militares conjuntas.

“Os EUA querem ser o parceiro de segurança privilegiado de Moçambique”, disse Sales, esta terça-feira, aos jornalistas, depois de visitar Moçambique e África do Sul, durante a semana passada.

A Reuters escreve que esta é a visão mais clara até agora da perspectiva de Washington sobre a escalada do conflito no norte de Moçambique.

Este artigo está disponível em: English

Artigos relacionados
MundoPolítica

Casa Branca retoma atualizações da pandemia com Anthony Fauci

MundoPolítica

União Europeia saúda regresso dos EUA ao Acordo de Paris

MoçambiquePolítica

Cabo Delgado: Mudanças na chefia das Forças Armadas sinalizam desejo de inflexão

MundoPolítica

As frases que marcaram a posse de Biden

Assine nossa Newsletter