Mourão diz que Brasil pagará mais caro se Huawei não participar de leilão do 5G - Plataforma Media

Mourão diz que Brasil pagará mais caro se Huawei não participar de leilão do 5G

vice-presidente Hamilton Mourão avaliou nesta segunda-feira (7) que o Brasil pagará mais caro caso a empresa chinesa Huawei não forneça equipamentos na transição para a tecnologia 5G.

Em palestra na Associação Comercial de São Paulo, o general da reserva ressaltou que hoje 40% da infraestrutura do país em 3G e 4G é de tecnologia da empresa chinesa.

“Se, por um acaso, dissessem: ‘A Huawei não pode fornecer equipamento’, vai custar muito mais caro. Porque vai ter que desmantelar tudo que tem aqui, porque ela não fala com os equipamentos das outras. E quem é que vai pagar esta conta? Somos nós, consumidores. Eu vejo dessa forma”, disse.

Mourão ressaltou ainda que tem ganhado força no governo federal a tese de que qualquer multinacional poderá participar do leilão do 5G desde que respeite três princípios: soberania nacional, privacidade dos dados e economicidade na instalação.

Na semana passada, a área técnica da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) finalizou a proposta com regras do edital do leilão do 5G sem qualquer restrição à Huawei.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Assine nossa Newsletter