Bolsonaro anuncia reabertura de fronteiras terrestres entre o Brasil e o Paraguai - Plataforma Media

Bolsonaro anuncia reabertura de fronteiras terrestres entre o Brasil e o Paraguai

A circulação será retomada em três postos fronteiriços, entre eles o de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (15) a reabertura das fronteiras terrestres do Brasil com o Paraguai, fechadas até então devido à pandemia de coronavírus.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, serão reabertas as fronteiras entre Foz do Iguaçu (PR) e Ciudad del Este; Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero; e Mundo Novo (MS) e Saltos del Guaira.

Bolsonaro publicou nas redes sociais uma foto com o presidente do país vizinho, Mario Abdo Benítez, acompanhada de trecho da portaria da Casa Civil que determinou a reabertura dos postos fronteiriços, publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta quarta (14).

Em um comunicado conjunto, os governos de Brasil e Paraguai destacaram “a importância da reativação do comércio fronteiriço, especialmente para a preservação de postos de trabalho”. Ambos os países se comprometeram a empregar protocolos sanitários para evitar a propagação da Covid-19.

A reabertura das fronteiras com o Paraguai é uma medida que vinha sendo negociado há meses com Assunção. Com um sistema de saúde pouco estruturado e recursos limitados, os paraguaios resistiam devido ao avanço da pandemia no Brasil e o risco da importação do vírus para seu território.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Related posts
Hong KongMacau

Ho Iat Seng reiteira que a abertura com HK depende da China

MundoSociedade

Moscovo procura recrutar russos em fuga da guerra junto às fronteiras

MacauPortugal

Portugal deve integrar plano piloto de entrada de estrangeiros

ChinaLusofonia

Neto Valente diz que manter fronteiras fechadas “não é vida para ninguém”

Assine nossa Newsletter