Início » PSD questiona Governo sobre situação do novo CIT de Almoçageme

PSD questiona Governo sobre situação do novo CIT de Almoçageme

CIT de Almoçageme tinha previsão para entrar em funcionamento na primeira metade de 2019

O principal partido da oposição em Portugal, o PSD, questionou esta quinta-feira o governo sobre o processo de construção do Centro de Instalação Temporária de Almoçageme, cujas obras se iniciaram em 2011 e, supostamente, seria para inaugurar no ano passado.

De acordo com o comunicado do PSD, neste momento “Portugal conta atualmente com apenas um CIT, o Centro de Instalação Temporária do Porto, também conhecido como Unidade Habitacional de Santo António do Porto (UHSA)”, o que poderá colocar o nosso país em incumprimento com alguns compromissos assumidos.

“Lamentamos o atraso no processo de construção deste Centro que, entretanto, foi alvo de várias vicissitudes legais e administrativas que levaram à suspensão das suas obras. Esta situação decorrente do atraso das obras e da consequente entrada em funcionamento do CIT coloca não só em causa o cumprimento das obrigações e compromissos assumidos por Portugal no âmbito da proteção dos direitos humanos, mas, também, o próprio financiamento da infraestrutura”, lê-se no comunicado, que termina com duas questões.

“Assim, os/as Deputados/as do Partido Social Democrata abaixo-assinados vêm, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, dirigir ao Senhor Ministro da Administração Interna as seguintes questões: Qual é o ponto de situação do novo CIT de Almoçageme?; O Governo tem algum plano de contingência para fazer face a esta situação, enquanto não está concluído o Centro de Instalação Temporária de Almoçageme?”