Sonaecom informara antes ter chegado a acordo com Isabel dos Santos para dissolver a ZOPT, maior acionista da operadora
Estão aí as mudanças esperadas na estrutura acionista da NOS. Depois do anúncio da dissolução do veículo ZOPT, partilhado em partes iguais por Sonaecom e Isabel dos Santos e que detinha a maioria do capital da operadora (52,15%), a Sonae informou nesta noite os mercados um acordo para a compra da posição do BPI, que nos últimos meses tinha vindo a reforçar na NOS.
Com esta aquisição e quando for concretizada a divisão da posição de 52,15% atribuída à ZOPT, o grupo liderado por Cláudia Azevedo passa a contar com uma fatia de 33,45% da operadora de telecomunicações. O restante capital da empresa está agora nas mãos de Isabel dos Santos (26,075%), MFS Investment Management (2,15%) e Norges Bank (2,11%) – o remanescente está em free float.
“Em resultado desta transação, à Sonae passarão a ser imputados os direitos de voto de 306.644.537 ações da NOS, representativas de uma participação de 59,52% do capital social e dos direitos de voto na NOS, de forma direta por efeito da participação de 7,38%, e de forma indireta, por via do controlo conjuntamente exercido pela sua subsidiária Sonaecom (através da ZOPT), de 268.644.537 ações representativas de 52,15% do capital social e dos direitos de voto na NOS”, escreve a empresa em comunicado à CMVM.
Leia mais em Dinheiro Vivo