Início » Vietname detecta primeiro caso de transmissão local em mais de três meses

Vietname detecta primeiro caso de transmissão local em mais de três meses

Marco Carvalho

O Vietname voltou este sábado a decretar o alerta máximo para o novo coronavírus, depois de as autoridades hospitalares da cidade de Danang, no centro do país, terem anunciado que detectaram o primeiro caso de infecção resultante de contágio local em mais de três meses.

Graças a rigorosas medidas de quarentena e a um programa agressivo e abrangente de testes, as autoridades vietnamitas mantiveram o número de infecções num nível impressionantemente baixo. Até sexta-feira, o Vietname tinha diagnosticado 415 casos e já não diagnosticava infecções transmitidas localmente há cem dias.

Na sexta-feira, porém, o Ministério da Saúde vietnamita anunciou que um homem de 57 anos, de Danang, uma importante estância balnear, tinha testado positivo. O diagnóstico levou ao isolamento de 50 pessoas que tinham entrado em contacto com o paciente.

O Ministério disse ainda que mais de uma centena – 103 – pessoas com ligações ao paciente foram testadas para a presença do novo coronavírus, mas todas apresentaram resultados negativos.

O governo disse este sábado que um novo teste confirmou a infeção, elevando o número total de casos no Vietname para 416.

As autoridades de Hanói não explicaram de que foram o homem contraiu o vírus, mas adiantaram, ainda assim, que o paciente não se ausentou de Danang há mais de um mês. O homem foi inicialmente hospitalizado com um pneumonia.

O caso é identificado numa altura em que o Vietname estava a ultimar a retoma das ligações aéreas internacionais.

Na noite de sexta-feira, as autoridades da capital, Hanói, restabelecerem a obrigatoriedade de se usar máscaras em locais públicos.

A proibição de voos comerciais internacionais com destino ao país ainda está em vigor, mas especialistas estrangeiros e trabalhadores qualificados foram autorizados a entrar,  mas têm que se submeter a um período de quarentena.  

Dos quase 150 casos diagnosticados ao longo dos últimos três meses, todos foram detectados em pessoas que regressaram ao país.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!