Início » Milhares de israelitas protestaram nas ruas contra Benjamin Netanyahu

Milhares de israelitas protestaram nas ruas contra Benjamin Netanyahu

Milhares de israelitas manifestaram-se este sábado novamente contra o seu primeiro-ministro pela forma como Benjamin Netanyahu lidou com a pandemia, com manifestações em várias cidades do país e frente à sua residência oficial, em Jerusalém.

Os protestos, que decorrem há várias semanas, começaram pelo que os críticos do governo apontam como falhanço na gestão da pandemia da covid-19, depois de Israel ter inicialmente debelado o contágio pelo novo coronavírus.

“Bibi, vai-te embora”, lia-se num dos cartazes, referindo-se à alcunha de Benjamin Netanyahu, que enfrenta ainda acusações de corrupção na justiça, enquanto outro manifestante em Jerusalém empunhava um cartaz onde se lia “toda a gente pode ver que o rei vai nu”.

Centenas de manifestantes concentraram-se até em frente à casa de férias de Netanyahu, na cidade balnear de Cesareia.

Depois de uma reabertura pós-desconfinamento em maio, as infeções dispararam, com um número diário de cerca de dois mil novos casos.

Ao mesmo tempo, a economia israelita tem sofrido com as restrições impostas pela pandemia, que fizeram disparar a taxa de desemprego para quase 20 por cento.

Os manifestantes consideram que os apoios financeiros do governo aos cidadãos ficam muito longe das necessidades reais.

Este mês, a Justiça israelita retomou também o julgamento de Netanyahu por acusações de corrupção, fraude e abuso de confiança.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!