China dá ordem aos EUA para fecharem o consulado em Chengdu - Plataforma Media

China dá ordem aos EUA para fecharem o consulado em Chengdu

A medida que afeta o consulado em Chengdu vem como consequência direta da decisão de Washington de fechar o consulado chinês em Houston, sob acusações de espionagem.

Após especulação de retaliação por parte da China, o Ministério chinês de Relações externas anunciou hoje a ordem de fechar o consulado dos EUA em Chengdu.

“A medida tomada pela China é legítima e necessária, para responder ao ato injustificado dos EUA. Está em conformidade com a lei internacional, as normas básicas de relações internacionais e costumes diplomáticos”, declarou o Ministério.

“A situação com que nos deparamos nas relações China-EUA não são as que desejamos e os EUA são os reponsáveis por tudo o que está a acontecer. Mais uma vez, pedimos que parem imediatamente e que criem as condições necessárias para que as relações bilaterais voltem a ser assumidas de forma positiva”, acrescentou.

Num discurso feito na quinta-feira, o Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, incriminou o consulado de ser um “centro de espionagem e de roubo de propriedade intelectual”.

A porta-voz do Departamento de Estado, Morgan Ortagus, disse que os EUA decidiram fechar o consulado em Houston precisamente pelas razões descritas por Pompeo.

Este artigo está disponível em: English

Related posts
LifestyleMundo

McDonald's e Uber vão incentivar americanos a receber a vacina

ChinaMundo

Xinjiang: Embaixador nos EUA considera “genocídio uma mentira absoluta”

MundoPolítica

Covid-19: Governo dos EUA diz que vai apoiar suspensão de patentes de vacinas

MundoPolítica

Coreia do Norte rejeita conversações com Estados Unidos

Assine nossa Newsletter