A medida que afeta o consulado em Chengdu vem como consequência direta da decisão de Washington de fechar o consulado chinês em Houston, sob acusações de espionagem.
Após especulação de retaliação por parte da China, o Ministério chinês de Relações externas anunciou hoje a ordem de fechar o consulado dos EUA em Chengdu.
“A medida tomada pela China é legítima e necessária, para responder ao ato injustificado dos EUA. Está em conformidade com a lei internacional, as normas básicas de relações internacionais e costumes diplomáticos”, declarou o Ministério.
“A situação com que nos deparamos nas relações China-EUA não são as que desejamos e os EUA são os reponsáveis por tudo o que está a acontecer. Mais uma vez, pedimos que parem imediatamente e que criem as condições necessárias para que as relações bilaterais voltem a ser assumidas de forma positiva”, acrescentou.
Num discurso feito na quinta-feira, o Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, incriminou o consulado de ser um “centro de espionagem e de roubo de propriedade intelectual”.
A porta-voz do Departamento de Estado, Morgan Ortagus, disse que os EUA decidiram fechar o consulado em Houston precisamente pelas razões descritas por Pompeo.