Início Brasil Brasil tem primeiro Mestrado Académico em Gastronomia

Brasil tem primeiro Mestrado Académico em Gastronomia

Plataforma

O Brasil já tem um mestrado em Gastronomia. O curso – Mestrado Académico em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) – é o primeiro do género no país e acaba de ser aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de acordo com a imprensa local.

Segundo informações disponibilizadas pelo site Focus.jor e pelo portal Achou Gastronomia, o novo curso vai ser coordenado por Paulo Henrique Machado de Sousa, com ligações à Universidade Nova de Lisboa, e apresenta duas linhas de pesquisa: Gastronomia Social e Sustentabilidade e Tecnologia e Inovação Gastronómica. 

A primeira linha abrigará projetos que integram a gastronomia no contexto social e cultural, com vista ao empreendedorismo e à intervenção com políticas públicas.

Já a segunda linha contemplará projetos voltados a conhecimento técnico-científico, matérias-primas, desenvolvimento de métodos e técnicas de preparo culinário, além de aspetos nutricionais, químicos, funcionais, sensoriais e culturais dos alimentos, adiantou a UFC.

O curso contará com 16 docentes, sendo 13 permanentes e três colaboradores. A proposta é que o mestrado tenha um perfil interdisciplinar, por isso conta com um quadro de professores com formação em áreas como agronomia, economia doméstica, enfermagem, engenharia de alimentos, engenharia química, estatística, nutrição, pedagogia e química.

A proposta foi aprovada na 196ª Reunião do Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior da CAPES, no final do primeiro semestre. A ideia é avançar já com a primeira turma nas atividades em 2021.

Além de ser professor da graduação em gastronomia da UFC, o coordenador Paulo Henrique é também professor e orientador do curso de Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará. 

Concluiu o doutoramento em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa. Atua nas áreas de Gastronomia e Processamento de Produtos de Origem Vegetal, com ênfase na utilização da Gastronomia Molecular e Análise Sensorial como ferramenta para o desenvolvimento e acompanhamento de produtos. Finalizou recentemente o pós-doutoramento em Gastronomia na Universidade Nova de Lisboa. 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!