Início » Brasil tem primeiro Mestrado Académico em Gastronomia

Brasil tem primeiro Mestrado Académico em Gastronomia

Plataforma

O Brasil já tem um mestrado em Gastronomia. O curso – Mestrado Académico em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC) – é o primeiro do género no país e acaba de ser aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de acordo com a imprensa local.

Segundo informações disponibilizadas pelo site Focus.jor e pelo portal Achou Gastronomia, o novo curso vai ser coordenado por Paulo Henrique Machado de Sousa, com ligações à Universidade Nova de Lisboa, e apresenta duas linhas de pesquisa: Gastronomia Social e Sustentabilidade e Tecnologia e Inovação Gastronómica. 

A primeira linha abrigará projetos que integram a gastronomia no contexto social e cultural, com vista ao empreendedorismo e à intervenção com políticas públicas.

Já a segunda linha contemplará projetos voltados a conhecimento técnico-científico, matérias-primas, desenvolvimento de métodos e técnicas de preparo culinário, além de aspetos nutricionais, químicos, funcionais, sensoriais e culturais dos alimentos, adiantou a UFC.

O curso contará com 16 docentes, sendo 13 permanentes e três colaboradores. A proposta é que o mestrado tenha um perfil interdisciplinar, por isso conta com um quadro de professores com formação em áreas como agronomia, economia doméstica, enfermagem, engenharia de alimentos, engenharia química, estatística, nutrição, pedagogia e química.

A proposta foi aprovada na 196ª Reunião do Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior da CAPES, no final do primeiro semestre. A ideia é avançar já com a primeira turma nas atividades em 2021.

Além de ser professor da graduação em gastronomia da UFC, o coordenador Paulo Henrique é também professor e orientador do curso de Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará. 

Concluiu o doutoramento em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa. Atua nas áreas de Gastronomia e Processamento de Produtos de Origem Vegetal, com ênfase na utilização da Gastronomia Molecular e Análise Sensorial como ferramenta para o desenvolvimento e acompanhamento de produtos. Finalizou recentemente o pós-doutoramento em Gastronomia na Universidade Nova de Lisboa. 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website