Início » Portugal fora de corredor britânico. Decisão “sem rigor científico” nem “transparência”

Portugal fora de corredor britânico. Decisão “sem rigor científico” nem “transparência”

Rita Rato Nunes

A Escola Nacional de Saúde Pública divulgou um parecer à decisão do Reino Unido em excluir Portugal da sua lista de países seguros para viajar. No documento, os investigadores apontam o dedos aos critérios utilizados pelos britânicos. Assim acusam-nos de deixar de fora indicadores relevantes para analisar a situação epidemiológica do país.

Portugal está a ser penalizado por uma métrica (a incidência de covid-19 por 100 000 habitantes nos últimos 14 dias) que não reflete corretamente a gravidade da epidemia”. Este é o resultado de uma análise elaborada por investigadores da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova de Lisboa à decisão do Reino Unido em excluir Portugal continental de uma lista de destinos seguros, que não exigem duas semanas de quarentena no regresso a casa. Para os especialistas, o governo britânico não se regeu pelo “rigor científico”, nem divulgou de forma transparente alguns dos seus critérios.

De acordo com o executivo de Boris Johnson a decisão foi tomada com base em critérios epidemiológicos, geográficos, de capacidade do sistema de saúde e condições de mobilidade. Mas os especialistas da ENSP acusam o governo do Reino Unido de não ter tornado explicita a avaliação de alguns destes parâmetros.

Os médicos de Saúde Pública apontam que os britânicos têm fundamentado as suas análises na incidência de covid-19 (n.º de casos por cem mil habitantes) e alertam que ter em conta apenas este indicador pode levar a decisões “erradas”. Chamam ainda a atenção para a necessidade de olhar para a política de testagem do país. Consideram, aliás, ser a principal responsável pelo aparecimento consecutivo de mais casos de infeção pelo novo coronavírus -, mas também para a taxa de letalidade (atualmente de 3,7%), e para o número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, por exemplo.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!