Início Futuro SandSpace, aplicação portuguesa vence competição mundial

SandSpace, aplicação portuguesa vence competição mundial

Plataforma

A SandSpace é uma aplicação que permite conhecer em tempo real a ocupação das 685 praias marítimas e fluviais portuguesas e venceu o prémio Apps for Good UK.

A SandSpace era a única aplicação portuguesa na competição do Apps for Good UK, um programa educativo tecnológico que desafia alunos e professores a desenvolverem aplicações para resolverem problemas sociais.

Este ano, devido à pandemia de Covid-19, a competição foi inteiramente online e recebeu aplicações desenvolvidas durante o ano letivo. Tornou-se assim, pela primeira vez, na maior competição mundial de aplicações.

Foram quinze as equipas finalistas distribuídas por cinco categorias. A SandSpace competia na categoria ‘Founders & Leaders’ e venceu o prémio do público.

Criada por quatro alunos da turma de 12.º ano de Programação da escola secundária Dr. Serafim Leite (em São João da Madeira), Bruno Dylan, Diogo Resende, Jorge Correia e Nuno Castro candidataram-se com a aplicação que desenvolveram para o programa Apps for Good em Portugal. 

A ideia surgiu numa chamada de Skype entre os quatro amigos, durante o confinamento, onde se questionavam como seria o verão com a pandemia. “Seria um pouco complicado ir à praia e ter de voltar para trás, um desperdício de tempo e de dinheiro”, explicou um dos alunos. Estava lançada a semente da app. Depois, pediram ajuda à sua professora de Programação, Fátima Pais, que os orientou durante todo o processo.

A app permite aos frequentadores das 685 praias nacionais indicarem e saberem, em tempo real, a ocupação dos areais através de um mapa que abrange toda a costa continental e dos arquipélagos dos Açores e Madeira. São os utilizadores que fornecem à aplicação os dados de cada praia para que o software os converta num indicador gráfico de três cores: verde (significa pouca densidade), amarelo (indica um número já considerável de banhistas) e vermelho (traduz a lotação máxima permitida).

Esta recente aplicação gratuita já se encontra disponível para download na Google Play Store e conta com uma parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente. 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!