Início » Angola está entre os PALOP com menos casos mas não não faz o número de testes suficiente

Angola está entre os PALOP com menos casos mas não não faz o número de testes suficiente

O representante interino da OMS sublinhou que Angola é o país que tem menos casos mas “não está a ser fornecido com um número necessário de testes”, apesar de o Governo estar a pedir “em todos os meios possíveis”

O representante interino da Organização Mundial de Saúde (OMS) em Angola disse hoje, em Luanda, que Angola está no grupo de países africanos lusófonos com menos casos de covid-19, mas alertou para a “clara tendência de crescimento”.

Instado pela agência Lusa a comentar a aceleração da pandemia em África, Javier Aramburu, disse que os países africanos não têm um número maior de casos e óbitos comparativamente a alguns países latino-americanos, mas avisou que a situação é “séria”.

“Há países latino-americanos que têm maior número de casos e mortes que os países africanos, o que não indica que a situação não seja séria em África”, referiu.

O responsável sublinhou que “os casos estão a aumentar e há países que têm um grande número de infeções, como a Guiné-Bissau, com mais de 1.600 casos, logo seguida de Cabo Verde, que tem neste momento um número aproximado de 1.250 casos”.

Por outro lado, temos o caso de Moçambique, já com 900 casos, São Tomé e Príncipe também tem um número de casos importante, está ao redor de 600 casos, e Angola que tem ainda menos de 500 casos, estamos a falar até ontem [quarta-feira] de 291 casos

Javier Aramburu sublinhou que Angola é o país que tem menos casos, mas assinalou que o país “não está a ser fornecido com um número necessário de testes”, apesar de o Governo estar a pedir “em todos os meios possíveis”.

“Pode ser que o número real seja maior”, frisou.

Questionado sobre eventuais explicações para um maior número de óbitos em Angola comparativamente a países como Cabo Verde e São Tomé e Príncipe que têm mais infeções diagnosticadas, Javier Aramburu frisou que se tratando de ilhas pequenas, com população relativamente pequenas, o controlo fica mais facilitado.

Relativamente a Cabo Verde, o responsável salientou que o país tem muito mais apoio a partir da Europa, por exemplo.

Já Angola “tem uma situação mais difícil, porquanto a disponibilidade de testes para o país é insuficiente. É um problema que se está a passar não só em África, mas em todo o mundo”, destacou.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website