"Todos temos medo" - SOS do bispo brasileiro de Cabo Delgado - Plataforma Media

“Todos temos medo” – SOS do bispo brasileiro de Cabo Delgado

Queimam casas, matam as pessoas e decepam cabeças. Em entrevista ao PLATAFORMA, D. Luíz Fernando Lisboa, Bispo de Pemba, descreve o terror na província moçambicana de Cabo Delgado, onde grupos armados, de cara tapada, já mataram mais de 1.100 pessoas. Mais de 200.000 deslocados precisam de ajuda humanitária.

“O que a população está a passar é uma coisa inominável, muito difícil mesmo”, diz o Bispo de Pemba, que a partir do teatro de guerra dá a voz por uma população que foge das suas aldeias e procura abrigo em centros urbanos, passando dias no mato, sem saber onde se esconder. D. Luíz Fernando Lisboa pediu a todos os missionários e freiras que abandonassem a região, tendo ele ficado para coordenar a ajuda humanitária e dar voz à denúncia.

D. Luíz lança ao mundo um apelo para que se reforce a ajuda humanitária e a solidariedade internacional. O “medo”, esse, comanda a vida em Cabo Delgado.

Os ataques tiveram início há cerca de dois anos e meio, mas ultimamente ganham ritmo e dimensão assustadores, com “vários ataques em simultâneo”, em aldeias distantes umas das outras, “o que dificulta ainda mais” a ação da polícia e dos militares moçambicanos, explica D. Luíz.

“Desde o começo”, a violência dos ataques praticados pelos grupos armados, de cara tapada, demonstra que, mais do que conquistar território, pela força das armas, estes homens de cara tapada lançam o pânico, com o objetivo de fazer com que as pessoas fujam e abandonem as aldeias onde vivem. Desde os primeiros ataques, o padrão é o mesmo: “Queimar casas, matar pessoas e decepar as cabeças”.

D. Luíz Fernando Lisboa diz que não se percebe em rigor o que pretendem estes grupos armados, admitindo que por trás destes ataques esteja a conjugação de vários interesse: económicos, étnicos e religiosos. Nota-se em todo o seu discurso um cuidado especial para não alimentar o conflito religioso: “Isso não nos interessa”.

Veja toda a entrevista exclusiva do Bispo de Pemba ao Plataforma

Bispo de Pemba pede ajuda internacional – entrevista PLATAFORMA

“Só agora falam em Estado Islâmico” – Bispo de Pemba

Este artigo está disponível em: English

Related posts
MoçambiquePolítica

Violência em Cabo Delgado provoca erosão dos direitos humanos em Moçambique

MoçambiquePolítica

Cimeira da SADC para debater missão militar em Cabo Delgado

ChinaMoçambique

Gás natural em Moçambique: Projetos poderão ser substituídos pelo investimento chinês

Moçambique

Ataque no norte de Moçambique faz dois mortos e destrói casas

Assine nossa Newsletter