Carta aberta contra Bolsonaro circula na internet - Plataforma Media

Carta aberta contra Bolsonaro circula na internet

O manifesto internacional denuncia o presidente brasileiro como “genocida do seu povo, o mais criminoso dos chefes de Estado e um perigo à saúde mundial”, é dirigida “a todos aqueles e aquelas que defendem a humanidade para além das fronteiras”.

Uma carta aberta intitulada “Jair Bolsonaro é uma ameaça ao Brasil e à saúde mundial” circula na internet para recolher assinaturas um pouco por todo o mundo. Trata-se de um iniciativa da Bancada Federal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e já tem como signatários ativistas, dirigentes políticos e sindicais, jornalistas e intelectuais. Conta, até ao momento, com quase 800 assinaturas.

“A crise sanitária e económica que sofre povo brasileiro, a tragédia de ser hoje o segundo país do mundo em número de mortes por coronavírus e o epicentro da pandemia na América Latina, não se deve a nenhuma “fatalidade natural”. É o produto de uma política deliberada do seu Governo, do Presidente da República: Jair Bolsonaro”, pode ler-se na missiva que acusa o Chefe de Estado de “negacionista e autoritário”.

Para o PSOL, Bolsonaro aproveita toda a situação “para fechar cada vez mais os espaços democráticos, aumentar o desmatamento da Amazônia, invadir e ameaçar as nações indígenas e deixá-las expostas ao vírus, atacar a educação, a cultura e a ciência, cortando os recursos necessários para a sua manutenção e desenvolvimento”.

As acusações levantadas pelos socialistas são várias. “A cada declaração e ação, Bolsonaro se isola política e institucionalmente, o que faz com que recrudesça sua base de extrema-direita e vá ainda mais em uma direção autoritária, contra a democracia e a Constituição brasileiras”.

O PSOL lembra ainda o editorial publicado a 7 de maio pela revista científica The Lancet que afirma que “talvez a maior ameaça à resposta à Covid-19 no Brasil seja o seu presidente Jair Bolsonaro”.

Related posts
BrasilPolítica

Quem vai herdar o espólio eleitoral de Jair Bolsonaro?

BrasilPolítica

PGR apresenta mais 150 denúncias contra suspeitos de participação em atos golpistas

BrasilPolítica

Mesmo sob risco de ser deportado, Bolsonaro não quer voltar ao Brasil: teme ser preso

BrasilPolítica

Bolsonaro terá que passar por cirurgia quando voltar ao Brasil

Assine nossa Newsletter