Início » Mãe angolana morreu sem assistência ao dar à luz dois gémeos

Mãe angolana morreu sem assistência ao dar à luz dois gémeos

Manuela Gomes e Edna Mussalo

Foi na casa de chapas do bairro de Benfica, Talatona, em Luanda, que Luísa teve o seu último parto, de dois gémeos. Eram 2h00 da manhã. Sem assistência imediata, as complicações foram fatais. Deixa dez filhos

Depois de em sete ocasiões ter feito, em casa, partos sozinha e gerado oito filhos, na oitava gravidez Luísa Morais Santareino, 39 anos, colocou ao mundo, no dia 13 de Maio, mais duas crianças, nas mesmas condições das anteriores mas, desta vez, teve um fim trágico, deixando dez rebentos, sendo os quatro últimos gémeos.

Sem ajuda, Luísa Santareino, então residente no bairro do Benfica, município de Talatona, em Luanda, numa casa de chapas, situada num terreno em litígio, deu à luz os irmãos Rosa e José, às duas horas da madrugada, tendo depois tido complicações pós-parto, que requeriam uma assistência médica a altura.

Ernesto Amando, o esposo, rapidamente saiu de casa àquela hora da madrugada em busca de ajuda para a parturiente e para os recém-nascidos, mas não foi bem sucedido, porque o vizinho utente de uma viatura, a quem bateu a porta, alegou que “era muito cedo para levantar da cama”.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!