Início Política Angola ajusta execução do Orçamento em função de baixa no petróleo

Angola ajusta execução do Orçamento em função de baixa no petróleo

Aprovado hoje em Conselho de Ministros, o diploma estabelece regras alinhadas ao atual contexto macroeconómico, dominado pela baixa do preço do petróleo, principal produto de exportação de Angola no mercado internacional.

Orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, a reunião apreciou, igualmente no segmento económico, o relatório de execução do Orçamento Geral do Estado (OGE) referente ao quarto trimestre de 2019, documento que segue à Assembleia Nacional.

No relatório destacam-se dados e registos sobre a execução do OGE revisto, refletidos no balanço orçamental, financeiro, patrimonial e na demonstração das variações patrimoniais.

Ao longo do quarto trimestre de 2019, o preço médio do barril de petróleo situou-se em cerca de 62 doláres norte-americanos (USD), 12 % acima do preço médio de 55 dólares previsto na revisão do OGE de 2019, sendo que a produção cifrou-se em 124 milhões de barris.

No mesmo trimestre de 2019, a taxa de câmbio média do Kwanza face à taxa de câmbio de referência e a do mercado informal, passou de 150,62 % para 22,97 %.

O referido resultado é consequência da alteração, pelo Banco Nacional de Angola, do regime cambial, por bandas, para o regime cambial flutuante, em que a taxa de câmbio é livremente definida pelo mercado.

No mesmo período, a moeda da União Europeia, o Euro, foi comercializada em média a 545,18 Kwanzas.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!