Almoços e presentes em dia de reflexão - Plataforma Media

Almoços e presentes em dia de reflexão

Na véspera das eleições, estão marcadas três atividades com a participação de candidatos eleitorais das listas Aliança de Bom Lar e União Promotora para o Progresso. Durante a tarde de amanhã vão ser entregues subsídios e presentes.

Se o período de campanha eleitoral termina até às 24h da antevéspera das eleições deste domingo, conforme estipula a lei eleitoral, a Comissão de Assuntos Eleitorais da Assembleia Legislativa (CAEAL) admite, pelo menos, a realização de três atividades amanhã em dia de reflexão antes do voto, que não considera como propaganda eleitoral e nas quais participam candidatos das listas Aliança de Bom Lar e União Promotora para o Progresso.

Entre atividades onde não está prevista a participação de candidatos, mas que são organizadas por associações que os apoiam e decorrem este sábado, estão ainda um almoço e uma iniciativa de atribuição de presentes organizada pela União Geral das Associações de Moradores, que apoia a lista União Promotora para o Progresso liderada por Ho Ion Sang. A Associação de Educação, ligada à lista Aliança de Bom Lar de Wong Kit Cheng e à candidata por sufrágio indireto Chan Hong, tinha também previstos um almoço e a atribuição de bolsas de estudo até 600 patacas, entretanto cancelados.

Os dados constam da página da CAEAL, sob uma lista de “participações dos candidatos em atividades que não seja propaganda eleitoral mas destinada a atribuir benifício” e outra de “atividades que não seja propaganda eleitoral mas destinada a atribuir benefícios” [sic.]. Esta última, arrolava na quarta-feira 89 iniciativas de organizações locais, não consideradas atividade de campanha e que consistem na sua maioria em almoços, atribuição de prémios e subsídios, a decorrer entre os dias 1 e 17 de setembro. A maioria são organizadas por associações ligadas a candidatos a sufrágio direto ou indireto nas eleições de domingo.

A participação de candidatos em diferentes atividades, com identificação das listas eleitorais a que pertencem, prevê também para o mesmo período 143 atividades classificadas como não sendo propaganda.

Nesta lista, a Aliança de Bom Lar liderada por Wong Kit Cheng surge como a campeã dos eventos que, para a CAEAL, não são propaganda mas decorrem período de campanha, com 64 iniciativas, das quais 12 na direta responsabilidade de Wong. Em segundo lugar surgia a lista Associação dos Cidadãos Unidos de Macau liderada por Si Ka Lon, com 24 iniciativas, seguida pelas listas União de Macau-Guandong de Mak Soi Kun e Nova União para o Desenvolvimento de Macau de Angela Leong – cada uma com 13 eventos. No caso da lista de Angela Leong, destaque para almoços promovidos pela Associação Geral de Dança em Linha onde surge como organizador Kuan Vai Lam.

Na quinta posição, logo atrás, surge a União Promotora do Progresso de Ho Ion Sang, com 11 atividades, seguindo-se a Associação dos Cidadãos para o Desenvolvimento de Macau de Song Pek Kei, com sete iniciativas, a Aliança P’ra Mudança de Melinda Chan, com quatro, e a Nova Esperança de Pereira Coutinho, com uma.

imagem 1 copy

Maria Caetano

Este artigo está disponível em: 繁體中文