A diretoria doBanco Central (BC) aprovou o acordo que permitirá ao Brasil e ao Uruguai fazerem trocas comerciais e remessas nas próprias moedas. O Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML) começou a funcionar na segunda-feira (01 de dezembro). O mecanismo também será usado para o pagamento de aposentados e pensionistas.
No último dia 31, os presidentes dos bancos centrais do Brasil, Alexandre Tombini, e do Uruguai, Alberto Graña, firmaram o acordo durante reunião de presidentes de bancos centrais da América do Sul, em Lima, no Peru. Para passar a valer, no entanto, o convênio precisava da aprovação do corpo técnico das duas instituições.
Segundo o BC brasileiro, o mecanismo vai aumentar o acesso dos pequenos e médios agentes, aprofundar o mercado do real e do peso uruguaio e reduzir custos de transação. O BC destacou que o convênio apresenta semelhança com sistema em operação com a Argentina.
Em comunicado divulgado no início de novembro, o Banco Central do Uruguai informou que o sistema implicará mudança dos padrões de comunicação, motivo pelo qual a entidade trabalha para que entre em funcionamento o software que será utilizado. Segundo a autoridade monetária uruguaia, o convênio vai “minimizar prazos para o processamento de operações, facilitar a inclusão financeira de pessoas físicas, pequenas e médias empresas e melhorar a qualidade para as que já participam dessas operações”.