EMIS E MASTERCARD ANUNCIAM PARCERIA EM ANGOLA - Plataforma Media

EMIS E MASTERCARD ANUNCIAM PARCERIA EM ANGOLA

 

As empresas Interbancária de Serviços (EMIS), de Angola, e a norte-americana MasterCard – ligada ao sector de pagamentos – anunciaram, em Luanda, uma parceria que possibilita o Terminal de Pagamento Automático (ATM) aceitar cartões MasterCard de débito, crédito e pré-pagos.

 

Segundo o presidente da comissão executiva da EMIS, José Gualberto de Matos, turistas, viajantes de negócios e os cidadãos locais com cartões de pagamento MasterCard podem retirar Kwanzas – moeda angolana – em mais de 2.600 caixas eletrónicas pertencentes a 23 bancos na rede EMIS.

“Antes da parceria, os detentores de cartões MasterCard só poderiam consultar fundos em 65 caixas eletrónicas no país”, sublinhou.

Para o responsável, a modernização deste sistema de pagamentos eletrónicos ligado aos bancos da rede da EMIS para o sistema de pagamentos global da MasterCard contribuirá, de forma significativa, para o desenvolvimento económico de Angola.

Matos notou que o uso das caixas eletrónicas tem aumentado rapidamente no país desde 2010, quando a EMIS registou mais de 60 milhões de transações, e em 2013 duplicou para mais de 134 milhões de transações, um aumento atribuído em parte pelo crescimento do número de visitantes estrangeiros.

O presidente da comissão executiva da EMIS referiu que o desenvolvimento de um sistema financeiro pode atender aos padrões de aceitação internacional, bem como suporta o Governo para expandir o turismo doméstico, regional e internacional, conforme descrito no Plano Diretor do Turismo.

José de Matos disse que dado o impacto positivo do turismo no Produto Interno Bruto (PIB) do país, o sistema de pagamentos recém-integrado vai alcançar o desenvolvimento económico global.

Por sua vez, o vice-presidente da MasterCard, Charlton Goredema, fez saber que, à medida que Angola recebe mais turistas e viajantes de negócios vindos das nações com fortes laços culturais e económicos, como Brasil e Portugal, torna-se fundamental que os canais de pagamentos apropriados estejam desenvolvidos, para proporcionar convenientemente mais segurança.

Afirmou que a colaboração com AMIS surge no momento em que a MasterCard está a trabalhar em parceria com Governos e instituições financeiras, para ampliar o uso e aceitação de pagamentos eletrónicos, promovendo os seus benefícios em relação à transação em dinheiro.

 

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Assine nossa Newsletter