Início Economia PORTUGAL IMPORTOU MENOS DOS PALOP

PORTUGAL IMPORTOU MENOS DOS PALOP

 

O saldo da balança comercial de Portugal com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) subiu 272 por cento até setembro deste ano face ao mesmo período de 2013. 

 

Os dados da Agência de Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), com base nos números do Instituto Nacional de Estatística (INE), revelam que o saldo da balança comercial passou de 592 milhões de dólares, nos primeiros três trimestres do ano passado, para 1.867,6 milhões de dólares, nos primeiros nove meses deste ano, o que revela uma subida de 272%.

A variação dos números explica-se quase na totalidade pela forte diminuição das importações neste período, que tiveram uma queda de 44,8%, tendo passado de 2,2 mil milhões, de janeiro a setembro de 2013, para 1,2 milhões, no mesmo período deste ano.

As importações de Portugal são, na sua esmagadora maioria, de combustíveis, que valeram, no ano passado, 2.627 milhões dos 2.631 milhões de euros de bens e serviços comprados por Portugal aos PALOP.

É aqui que está a chave para a queda das importações nos primeiros nove meses deste ano: Portugal comprou a Angola apenas 1,1 mil milhões de euros de bens e serviços, na sua grande maioria petróleo, ao passo que de janeiro a setembro do ano passado tinha comprado 2.165 milhões, o que representa uma queda de 44,8%, equivalente a quase menos 970 milhões de euros de compras. As exportações de Portugal para os PALOP, por seu lado, mantiveram-se praticamente inalteradas, aumentando 0,7%, de 2,6 para 2,7 mil milhões de euros, no mesmo período.

 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!