ENI E SONANGOL ASSINAM ACORDO - Plataforma Media

ENI E SONANGOL ASSINAM ACORDO

 

Angola está mais presente na atividade da petrolífera italiana

 

As petrolíferas ENI e Sonangol assinaram um “acordo estratégico” para desenvolverem projetos conjuntos na área do gás em Angola, reforçando o peso do país na atividade da companhia italiana, foi hoje anunciado.

As duas empresas vão formar uma equipa conjunta para estudar o potencial das reservas de gás na bacia do Baixo Congo. Trata-se de uma área do offshore angolano que a petrolífera italiana descreve como “altamente promissora”, em termos de produção de hidrocarbonetos.

O acordo, assinado pelo presidente do conselho de administração da petrolífera estatal angolana, Francisco de Lemos Maria, e pelo diretor-executivo da ENI, Claudio Descalzi, prevê ainda a análise de opções para a “valorização” da produção de gás em Angola, no mercado interno e para exportação.

“O gás terá um papel crucial para sustentar a economia local”, defende a ENI. Além do gás natural, Angola é o segundo maior produtor de petróleo da África subsaariana, prevendo atingir em 2015 a marca dos 1,8 milhões de barris por dia.

“A equipa conjunta Sonangol-ENI beneficiará da experiência da ENI no desenvolvimento de recursos de gás em todo o mundo”, sublinha a petrolífera italiana.

A ENI garante também que este acordo representa mais um objetivo a cumprir no relacionamento de longo prazo com Angola. Na mesma informação, o administrador da ENI afirma que este entendimento “confirma” Angola como um pilar essencial do desenvolvimento da atividades da companhia nesta região do continente africano.

“Nos próximos anos, Angola tornar-se-á um dos mais importantes eixos de petróleo e gás para nas atividades subsaarianas da ENI”, garante Cláudio Descalzi.

A ENI recorda estar presente em Angola desde 1980, produzindo atualmente cerca de 80 mil barris de petróleo por dia e que prevê iniciar a produção no bloco 15/06 (águas profundas), até ao final deste ano.

 

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Assine nossa Newsletter