OBAMA PREPARA VISITA - Plataforma Media

OBAMA PREPARA VISITA

 

A próxima visita do Presidente Barack Obama à China representa um “marco importante” nas relações entre os Estados Unidos e a China disse esta semana, em Pequim, a conselheira  norte-americana Susan Rice após uma reunião com as autoridades chinesas na capital chinesa.

Susan Rice está na China a pedido de Barack Obama numa altura em que as relações entre Pequim e Washington estão abaladas depois dos Estados Unidos terem acusado Pequim de ter utilizado um dos seus caças da abordagem a um dos seus aviões de vigilância.

A visita surge antes da prevista reunião entre Barack Obama e Xi Jinping que está a ser planeada para coincidir com a visita do líder dos Estados Unidos para a reunião da APEC – Fórum de Cooperação Económica da Ásia Pacífico, a realizar em Pequim em novembro.

Obama “considera esta visita como um marco importante n o desenvolvimento do nosso relacionamento” disse Susan Rice no encontro com o conselheiro de Estado chinês, Yang Jiechi, e com o embaixador da China nos Estados Unidos, Cui Tiankai.

Susan Rice sublinhou que a sua deslocação a pedido de Barack Obama serve para “discutir interesses centrais da China e as principais preocupações” dos dois países.

Na sua estada em Pequim, Susan Rice, que visita pela primeira vez o país depois de ter sido nomeada conselheira de segurança, deverá ainda reunir-se com o Presidente Xi Jinping e com o ministro dos negócios Estrangeiros.

Assine nossa Newsletter