MOBILIÁRIO DE PAREDES LANÇA PORTUGAL NA SEMANA DE DESIGN DE PEQUIM - Plataforma Media

MOBILIÁRIO DE PAREDES LANÇA PORTUGAL NA SEMANA DE DESIGN DE PEQUIM

 

Quatro exposições do projeto “Art on Chairs”, que está a revolucionar a tradicional indústria de mobiliário de Paredes, marcam a primeira participação portuguesa na Beijing Design Week, no final de setembro.

 

“É a maior aposta internacional da indústria de Paredes, que irá abrir novos mercados e dar ao mobiliário português uma visibilidade como nunca teve na Ásia”, disse à agência Lusa o coordenador internacional do projeto, Emanuel Barbosa.

Cerca de vinte empresários de Paredes e o presidente da Câmara local são esperados em Pequim durante o certame, que vai decorrer entre 26 de setembro e 03 de outubro em vários locais da cidade.

Lançada em 2009, a Beijing Design Week assume-se como “um laboratório de perspetivas inovadoras da indústria e da academia que inspiram a moldam o discurso e a prática do design contemporâneo”.

Mais de 2.000 profissionais do setor, entre os quais 300 estrangeiros, participaram na Beijing Desgn Week de 2013, que teve Amesterdão como cidade convidada. Este ano será Barcelona.

A participação do “Art on Chairs”, projeto desenvolvido desde há três anos em Paredes sob o lema “mais design, mais indústria”, é organizada em colaboração com a revista chinesa Casa International.

Emanuel Barbosa, professor da Escola de Arte e Design de Matosinhos, a maior do género em Portugal, com cerca de mil alunos, é também diretor criativo daquela publicação.

“O desenvolvimento do design é uma das soluções para a Europa sair da crise. A produção em massa, agora, está na Ásia”, nota.

Depois de Pequim, a “Art on Chairs” vai apresentar-se em Singapura, Paris e Milão, adiantou ainda o responsável. A arquitetura portuguesa também vai estar presente na Beijing Design Week, numa exposição organizada pela La Mita, plataforma de intercâmbio que reúne obras de 35 arquitetos espanhóis e outros tantos portugueses, entre os quais Souto Moura.

 

Assine nossa Newsletter