PEQUIM ESTENDE A MÃO A HARARE - Plataforma Media

PEQUIM ESTENDE A MÃO A HARARE

 

China e Zimbabué assinaram nove acordos de cooperação destinados a “revitalizar a debilitada economia” daquele país africano, anunciou esta semana a imprensa oficial chinesa.

Os acordos, que confirmaram a China como um dos maiores parceiros económicos do Zimbabué, foram assinados na segunda-feira em Pequim, na presença dos presidentes dos dois países, Xi Jinping e Robert Mugabe, respetivamente. Robert Mugabe encontra-se desde domingo em Pequim, na sua 13.ª visita oficial à China.

“Mugabe pretende ser financeiramente resgatado pela China”, disse um jornal do Partido Comunista Chinês a propósito dos “acordos financeiros” assinados entre os dois países.

Os acordos, cujos montantes não foram divulgados, abrangem também a área alimentar, turismo e cooperação tecnológica. Pelas previsões do Banco Mundial, a economia do Zimbabué deverá contrair este ano 2%.

A China é o maior investidor externo no Zimbabwe e nos últimos três anos, o comércio bilateral quase duplicou, ultrapassando 1.100 milhões de dólares em 2013.

 

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Assine nossa Newsletter