GULBENKIAN E LAURIE ANDERSON NO FIMM - Plataforma Media

GULBENKIAN E LAURIE ANDERSON NO FIMM

 

O Coro Gulbenkian e a cantora norte-america Lauri Anderson são algumas das prostas musicais avançadas pelo XXVIII Festival Internacional de Música de Macau (FIMM), que decorre entre 03 de outubro e 01 de novembro.

O Coro Gulbenkian, que este ano celebra o seu cinquentenário, regressa a Macau com dois concertos, na Igreja de São Domingos e no Centro Cultural de Macau (CCM), a 15 e 16 de outubro, anunciou esta semana o Instituto Cultural.Na Fortaleza do Monte, a cantora experimentalista americana Laurie Anderson apresenta o seu trabalho “A Linguagem do Futuro” No mesmo local, haverá também atuações do guitarrista argentino Dominic Miller, colaborador assíduo na produção de álbuns e digressões de Sting, e do Trio Aaron Goldberg, dos EUA.

A música de Eurico Carrapatoso, composta para poemas de Camilo Pessanha, poeta simbolista português que viveu e morreu em Macau, será escutada no CCM, num concerto que ficará completo com “O ciclo de canções de Angola e Moçambique: O que me diz o vento tropical”.

O XXVIII FIMM inclui 25 espetáculos oriundos de oito países e e territórios. Além de Portugal, chegam a Macau artistas e grupos do Canadá, Rússia, Itália, Argentina, Polónia, interior da China, Hong Kong, Taiwan, e são apresentadas produções locais. Como habitualmente, o FIMM abre com ópera, desta vez com a obra “Norma – Ópera em 2 Atos de Vincezo Bellini”, do Teatro Regio de Torino (Itália), e encerra com o musical da Broadway “Hairspray”.

Paralelamente aos concertos, estão programadas 26 atividades, que incluem master classes’, conversas e visitas de artistas convidados a escolas de Macau. A formação de “talentos locais” é outra das apostas desta edição do FIMM, que entre outras iniciativas, vai realizar workshops de jazz com o mestre Zé Eduardo.

 

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Assine nossa Newsletter