Com o objetivo de reforçar o papel de Macau como plataforma de intercâmbio entre a China e os Países de Língua Portuguesa, o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento da RAEM (IPIM), em conjunto com vários organismos e instituições, organizou uma missão de prospeção ao Brasil centrada no setor das ciências da vida.
A delegação, composta por mais de 40 empresários de Macau e da China continental, representantes de associações setoriais e elementos das áreas da indústria, academia e investigação, participa entre 25 de maio e 1 de junho na “FCE Pharma 2026”, em São Paulo, considerada uma das principais feiras do setor farmacêutico na América Latina.
A missão inclui ainda visitas a cerca de dez instituições oficiais, empresas farmacêuticas e associações do setor em Brasília e São Paulo, com o objetivo de promover intercâmbios comerciais e identificar oportunidades de cooperação internacional.
Entre os participantes encontram-se empresas ligadas à biomedicina, equipamentos médicos e medicina tradicional chinesa, incluindo grupos do ‘ranking’ das “500 Maiores da China”, empresas cotadas em bolsa e líderes da indústria, numa iniciativa que pretende aprofundar as ligações económicas e comerciais entre a China e os Países de Língua Portuguesa.
Leia também: Macau mantém vales de saúde e aperta supervisão do setor médico
Durante a participação na FCE Pharma, os membros da delegação irão participar em sessões de bolsas de contacto e encontros com representantes da indústria farmacêutica brasileira, promovendo a cooperação tecnológica, a integração de cadeias de abastecimento e a expansão para novos mercados.
O IPIM prevê também organizar encontros de intercâmbio entre empresas chinesas e brasileiras para divulgar as vantagens de Macau e Hengqin nas áreas financeira, jurídica, de arbitragem, investimento e consultoria empresarial, incentivando empresas brasileiras a utilizarem Macau como plataforma de entrada no mercado chinês.
A iniciativa pretende igualmente atrair empresas brasileiras do setor da saúde e bem-estar para Macau e Hengqin, aproveitando instrumentos como o Parque de Indústria de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Macau e fundos públicos de apoio à inovação, segundo as autoridades.
A missão surge na sequência dos contactos estabelecidos no ano passado durante a Delegação de Inovação Científica e Tecnológica de Macau e da China Continental ao Brasil, organizada pelo Governo da RAEM. Desde então, foram desenvolvidos vários projetos de cooperação nas áreas da investigação científica, tecnologia e inovação.
Entre os projetos em curso está uma empresa aeroespacial de Hengqin que deverá assinar um acordo de cooperação no Brasil ainda este ano.
As autoridades defendem que Macau e Hengqin continuam a reforçar uma estratégia de internacionalização baseada em plataformas de cooperação económica, financiamento conjunto e apoio à inovação, com o objetivo de ajudar empresas tecnológicas e do sector da saúde a expandirem-se para mercados externos.