Pelas 7:00, o Brent para entrega em maio negociava a 100,13 dólares, uma queda de 0,33%, depois de o Departamento do Tesouro dos EUA ter anunciado a autorização temporária para que países possam adquirir petróleo russo que já se encontra em trânsito marítimo. A medida visa travar a escalada dos preços do crude provocada pela guerra com o Irão.
Também o petróleo norte-americano West Texas Intermediate (WTI) apresentava uma tendência negativa, recuando 0,66% para 95,10 dólares por barril, nas negociações prévias à abertura oficial do mercado nos Estados Unidos.
Na sessão anterior, o Brent tinha subido mais de 9% e fechado acima dos 100 dólares no mercado de futuros de Londres, na sequência das declarações do novo líder supremo iraniano sobre a manutenção do encerramento do Estreito de Ormuz. O crude do Mar do Norte terminou o dia na Intercontinental Exchange a 100,46 dólares, o valor mais elevado desde 2022.
Leia ainda: Angola arrecada 24 mil milhões de dólares com venda de petróleo no quarto trimestre de 2025
Perante o risco de disrupções prolongadas no abastecimento global, os 32 países membros da Agência Internacional de Energia decidiram libertar, por unanimidade, 400 milhões de barris de petróleo das reservas estratégicas, numa tentativa de compensar a quebra de fornecimento resultante do bloqueio de Ormuz, por onde circula cerca de 20% do comércio marítimo mundial de hidrocarbonetos.