A parceria estabelece o “Laboratório Conjunto em Inteligência Artificial para a Longevidade Saudável”, com um polo de investigação em Hengqin e outro em Coimbra.
Segundo a Universidade de Coimbra, a missão central da estrutura é o desenvolvimento de soluções inovadoras que possam permitir retardar o envelhecimento e melhorar a qualidade de vida da população, combinando a investigação biomédica com as potencialidades da inteligência artificial.
O laboratório reforça a colaboração entre as duas instituições, uma parceria que tem vindo a unir diversas equipas de investigação em projectos científicos, como é o caso do Laboratório Conjunto em Tecnologias Avançadas para Cidades Inteligentes, criado em 2022.
Durante a cerimónia que marcou o arranque da nova estrutura científica, foram ainda firmados protocolos para a promoção da cooperação no ensino e na mobilidade de estudantes, docentes e investigadores das duas academias.
O reitor da Universidade Politécnica de Macau, Im Sio Kei, destacou o objetivo de trabalhar em conjunto na saúde, com especial enfoque na longevidade saudável, uma vez que a Universidade de Coimbra é muito forte nesta área e a UPM é muito forte na área da inteligência artificial.
Leia mais em Rádio Macau