
O GEG e a UTM co-organizaram o programa “Experimente Macau com o GEG”, organizando um seminário intitulado “O Entrelaçamento das Culturas Culinárias Portuguesa e de Macau” para mais de 180 membros da equipa de primeira linha dos departamentos de F&B, Hotelaria, Serviços ao Cliente e afins, oferecendo-lhes uma deliciosa viagem às ricas e consagradas tradições da cozinha macaense.
O Galaxy Entertainment Group (GEG) continua a promover o turismo comunitário como parte do seu empenhamento no desenvolvimento sustentável da indústria turística de Macau.
Através da sua colaboração com a Universidade de Turismo de Macau (UTM), o GEG organizou uma série de iniciativas no âmbito do programa “Experimente Macau com o GEG”.
Estas iniciativas incluem seminários de formação temáticos e workshops destinados a aprofundar os conhecimentos dos membros da equipa sobre o património cultural de Macau e o turismo comunitário.
Recentemente, o GEG e a UTM co-organizaram um seminário intitulado “O Entrelaçamento das Culturas Culinárias Portuguesa e de Macau”.
Este evento acolheu mais de 180 membros de equipas de primeira linha de vários departamentos, incluindo os de restauração e bebidas, hotelaria e serviços ao cliente, oferecendo-lhes a oportunidade de compreender melhor as tradições gastronómicas de Macau.

Amy Lo, professora do Instituto de Desenvolvimento Executivo e Profissional da UTM, apresentou a evolução da cozinha macaense, que é reconhecida como parte da Lista Nacional de Elementos Representativos do Património Cultural Imaterial da China.
O seminário foi orientado pela Sra. Amy Lo, professora do Instituto de Desenvolvimento Executivo e Profissional da UTM, e centrou-se na interação entre as culturas culinárias portuguesa e macaense.
Os participantes exploraram a evolução histórica das tradições culinárias portuguesas que se espalharam pelo mundo e influenciaram a cozinha local de Macau.
O seminário destacou as caraterísticas únicas da cozinha macaense, que mistura técnicas e ingredientes portugueses com sabores asiáticos, resultando numa identidade culinária reconhecida como parte da Lista Nacional de Elementos Representativos do Património Cultural Imaterial da China.
Os participantes ficaram também a conhecer as semelhanças e diferenças entre os pratos portugueses e macaenses, ganhando assim um conhecimento sobre as raízes multiculturais da gastronomia de Macau.

Os membros da equipa do GEG colocaram questões de forma proactiva durante o seminário, criando uma interação produtiva.
Um membro da equipa do GEG, do departamento de F&B, comentou o impacto do seminário, dizendo: “O seminário foi animado e envolvente, ajudando-me a obter uma compreensão mais profunda das raízes históricas e das histórias por detrás da cozinha macaense. Aumentou a minha confiança na apresentação do charme culinário único de Macau aos visitantes.”
O programa “Experimente Macau com o GEG” já envolveu com sucesso mais de 800 membros da equipa através de várias sessões de formação em turismo comunitário.
Os destaques anteriores incluem o “Programa de Aprendizagem Explore Macau” e o seminário “Cem Anos de Histórias da Taipa e Coloane”, ambos os quais receberam um feedback positivo por enriquecerem o conhecimento dos participantes sobre os recursos culturais e históricos de Macau.
Para além do seminário de cultura culinária, o GEG tem realizado várias iniciativas de promoção do turismo comunitário. Desde 2023, o GEG tem trabalhado com o Governo da RAE de Macau para revitalizar os Estaleiros Navais de Lai Chi Vun, incorporando exposições multimédia, instalações para famílias e espetáculos culturais para transformar o local num vibrante destino de turismo cultural.
O GEG também colaborou com a Associação de Socorros Mútuos dos Pescadores de Macau para lançar o “Cruzeiro Marítimo GEG: A Alegre Viagem de Pesca”, de 21 de junho a 26 de julho.
Esta iniciativa combinou o turismo marítimo com a educação cultural, proporcionando aos participantes um conhecimento mais profundo do património marítimo-terrestre de Macau. A enorme adesão ao evento, com todas as sessões completamente lotadas, evidencia o crescente interesse pela oferta de turismo cultural de Macau.
Através dos seus esforços para integrar o “turismo+” na comunidade local, o GEG continua a contribuir para o crescimento sustentável da indústria turística de Macau, ao mesmo tempo que celebra o rico património cultural e comunitário da região.