Início » NATO quer obrigar países como Portugal a investir mais de 3% do PIB em Defesa

NATO quer obrigar países como Portugal a investir mais de 3% do PIB em Defesa

Num dia em que os líderes da União Europeia se reuniram em Bruxelas para discutir os caminhos da paz para a Ucrânia, continuaram os ataques russos e ucranianos.

A NATO está a planear pedir ao Canadá e aos aliados europeus, entre os quais Portugal, que aumentem em 30% o investimento em Defesa para repor as reservas de armamento e equipamento nos próximos anos, avança a Bloomberg, que cita uma fonte oficial da aliança atlântica.

Esse aumento obrigaria quase todos os países a ir além dos 3% do PIB em Defesa, mas não teria efeitos imediatos, estando previsto um prazo entre os cinco e os 15 anos para que essa meta seja atingida. Os Estados Unidos vão assinar “muito rapidamente” um acordo com a Ucrânia sobre os minerais e as terras raras, que são muito procurados pelos norte-americanos, anunciou hoje o Presidente Donald Trump.

“Estamos a assinar acordos para libertar minerais, terras raras e muitas outras coisas em vários locais do mundo, incluindo a Ucrânia”, sublinhou o chefe de Estado norte-americano durante uma cerimónia na Casa Branca. “Uma das coisas que faremos muito rapidamente é concluir um acordo sobre as terras raras da Ucrânia, que são incrivelmente valiosas”, acrescentou.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!