O caso do administrador do Novo Banco Carlos Brandão, destituído e constituído arguido por suspeitas de branqueamento, pode comprometer a operação para cotar o banco e alienar parte das ações. Em declarações à TSF, o especialista em banca Fernando Cardoso admite que o facto do caso ter sido identificado é um sinal de que o sistema funcionou, mas o dano reputacional está feito.
“No balanço entre o facto de se ter conseguido descobrir internamente a situação que, em tempos não muito longínquos, não eram conhecidas e o efeito que isto tem um pouco na opinião pública, continuo a pensar que, em termos reputacionais, a credibilidade do banco e dos sistemas que tem a volta não dão a confiança suficiente para que uma entidade investidora possa investir no banco”, começa por dizer Fernando Cardoso.
Esta falta de confiança não é boa para o objetivo do banco de avançar com a oferta pública inicial para a venda em bolsa, acrescenta, insistindo que “estas questões descem o valor do banco”.
Leia mais em TSF