Em 2023, Macau fez sua estreia no Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS) organizado pela IEA, participando da avaliação voltada para alunos do 4.º ano do ensino primário. A Direção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ) coordenou a participação de mais de 5.500 alunos de 59 escolas de Macau neste estudo.
Com uma pontuação média de 582 pontos em Matemática e 536 pontos em Ciências, os estudantes de Macau superaram significativamente as médias internacionais, de 503 pontos em Matemática e 494 pontos em Ciências. Com estes resultados, Macau alcançou a 6.ª posição em Matemática e a 12.ª em Ciências entre mais de 60 países e regiões participantes.
As proporções de alunos de Macau que alcançaram os quatro pontos de referência internacionais são significativamente mais elevadas do que as medianas globais. Entre esses alunos, 68% atingiram o nível avançado ou elevado em Matemática, enquanto 45% alcançaram o mesmo nível em Ciências, superando as medianas internacionais de 42% e 38%, respectivamente.
Segundo a DSEDJ, as diferenças nas pontuações em Matemática e Ciências entre alunos de contextos socieconómicamente altos e baixos em Macau foram de apenas 59 pontos, tanto em Matemática quanto em Ciências, inferiores às médias internacionais de 85 e 91, respetivamente.
“Essa disparidade é uma das menores observadas entre as regiões com alto desempenho, evidenciando o compromisso de Macau com um sistema educativo justo”, apontou o departamento de educação.
As autoridades atribuíram os bons resultados também a um bom ambiente escolar, participação ativa dos docentes na educação dos estudantes e o apoio do Governo em reforçar conteúdos de programação, inteligência artificial e competências globais.