Início » UM cria empresa em Hengqin para consultoria e investimentos

UM cria empresa em Hengqin para consultoria e investimentos

A Universidade de Macau (UM) criou uma empresa registada em Hengqin para projetos de investimento e consultoria do outro lado da fronteira. A universidade local é atualmente acionista em três empresas de capitais públicos, com a sua atual vice-reitora, Cláudia Xu Jian, a deter cargos de administração nas três

Nelson Moura

A Universidade de Macau (UM) estabeleceu uma nova empresa em Hengqin. A Guangdong Hengqin UM Higher Education Development tem fará investimentos no interior da China e vai oferecer serviços de consultoria.

Estabelecida em setembro, a empresa ainda não providenciou informação em português dos seus estatutos no portal da Direcção dos Serviços da Supervisão e da Gestão dos Ativos Públicos (DSGAP).

No entanto, a informação disponível em mandarim indica que o seu objeto social passa por realizar testes e avaliações na área da educação; serviços de consultoria educacional (exceto formações que envolvam aprovação de licenças); e atividades de investimento com recursos próprios.

O capital social declarado é de 50 mil yuan, com a Universidade de Macau a ser única acionista, com sede na Rua Jinyu, perto do Novo Bairro de Macau em Hengqin.

Segundo o portal da DSGAP, o presidente do conselho de administração é Song Yonghua, reitor da UM, com um mandato que começou em 23 de setembro e se estende até 2027. O conselho de administração inclui personalidades de Macau, como Kou Kam Fai, deputado nomeado pelo Governo e diretor da Escola Secundária Pui Ching, e Dominic Sio Chi Wai, empresário e ex-deputado, com os demais administradores a incluir Lau Veng Lin, Mok Kai Meng, Cláudia Xu Jian e Lei Miu Mei, todos parte dos órgãos da UM.

A UM é também acionista em duas outras entidades: a UMTEC Limitada e a UMCERT Investigação e Ensaios em Engenharia, Limitada.

Segundo o portal da DSGAP, os administradores da UMTEC e UMCERT nao auferem qualquer remuneração anual, sendo que ainda não foi revelada essa informação por parte da nova empresa. Cláudia Xu Jian, vice-reitora da UM, detém o cargo de presidente do conselho de administração na UMTEC desde agosto deste ano e na UMCERT desde março, sendo a única com cargos na administração das três entidades ligadas à universidade pública.

Fundada em 2006, a UMTEC Limitada tem como propósito realizar projetos de consultoria, investimentos, pesquisa científica e projetos de tecnologia inovadora, cooperação e promoção indústria-universidade-pesquisa, serviços de consultoria, transferência de tecnologia e assistência, e licenciamento de patentes.

Em 2023, a empresa sediada na Universidade de Macau esteve envolvida em sete novos projetos, prestando serviços de consultoria e pesquisa profissional a departamentos governamentais e instituições locais, gerando cerca de 3.8 milhões de patacas em lucros.

Entretanto, a UMCERT, fundada em 2020, dedica-se ao desenvolvimento das atividades relacionadas com investigação profissional, tecnologia, qualidade, inspeção e ensaio, consultoria, aconselhamento, planeamento, apoio técnico, formação e orientação para obras. A empresa – que tem como acionista principal a UM e a UMTEC – gerou cerca de 20.3 milhões de patacas em lucros no ano passado.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!