Início » Novo máximo de entradas diárias

Novo máximo de entradas diárias

As férias de Verão trouxeram o maior volume turístico desde o Covid, superando máximos pré-pandémicos. Número total de visitantes entre julho e agosto representa uma recuperação de 92 por cento face a 2019

Com as férias de Verão a terminar, as chegadas de visitantes a Macau continuam acima do expectado. As autoridades policiais anunciaram houve cerca de 753.500 entradas e saídas de turistas no dia 24 de agosto, o que representa um aumento de cerca de 5 por cento em relação ao recorde anterior de 717.400, registado a 10 de agosto.

Número total de visitantes entre julho e agosto atinge 92 por cento do registo pré-pandémico

De acordo com dados da Direcção dos Serviços de Turismo (DST), houve cerca de 166.500 chegadas nesse dia, o que constituiu o maior volume de tráfego num único dia desde 1 de julho. Comparado ao pico de 154.900 entradas no mesmo período em 2019 (27 de julho), houve mais 11.600 entradas, ou 7,5 por cento.

Recorde nas fronteiras de Hengqin e Portas do Cerco

Entretanto, o número de entradas nos quatro principais postos fronteiriços atingiram vários valores recordes a 24 de agosto. Das Portas do Cerco entraram cerca de 399.500, ou 53 por cento do total – novo recorde pós-pandemia; cerca de 113.000 a partir de Qingmao, ou 15 por cento; cerca de 92.800 chegaram da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, ou 12 por cento; e 88.500 entradas pelo posto fronteiriço de Hengqin, representando 11,7 por cento do total – um novo recorde no que toca a entradas e saídas num único dia.

Segundo o Corpo da Polícia de Segurança Pública, o volume de imigração e desalfandegamento nos vários pontos de controlo em Macau permaneceu elevado. De modo a lidar com este aumento, as autoridades aumentaram o número de canais de passagem automática, canais de inspeção manual e de faixas para facilitar o fluxo de pessoas e veículos durante as horas de pico. Foram destacados funcionários adicionais para manter a ordem e a segurança no local, trabalhando em estreita colaboração com os departamentos relevantes para garantir um desalfandegamento seguro e eficiente nos pontos de controlo.

Média diária acima de 100 mil

Segundo a DST, de 1 de julho a 24 de agosto deste ano, o número total de visitantes atingiu os 5.902.200. A média diária chegou aos 107.300, o que representa uma recuperação de quase 92 por cento do valor registado no mesmo período em 2019. As entradas de visitantes internacionais totalizaram 302.200, uma média diária de 5.495, representando quase 75 por cento do volume pré-pandémico.

As autoridades de turismo afirmaram ter realizado esforços extra durante as férias de Verão, aproveitando ao máximo as medidas preferenciais do Governo Central para Macau. Parte desses esforços deram-se na organização e apoio de diversas atividades de atração de visitantes.

A DST também destacou que iria aproveitar a época alta de viagens para atrair mais turistas. A autoridade explicou que vai continuar a expandir as fontes de turistas e impulsionar a economia turística local, através de campanhas de publicidade em múltiplos canais e programas promocionais diversificados.

Artigo publicado no âmbito da parceria com o Macau Daily News

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!