Início » Bispos portugueses aprovam indemnizações a vítimas de abusos sexuais na Igreja

Bispos portugueses aprovam indemnizações a vítimas de abusos sexuais na Igreja

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) aprovou, esta quinta-feira, a atribuição de compensações financeiras a vítimas de abusos sexuais por parte de membros da Igreja Católica. Uma comissão de avaliação vai determinar quais os montantes a atribuir.

A Assembleia Plenária da CEP, reunida desde segunda-feira, determinou de “forma unânime” que haverá compensações financeiras para as vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica, seja elas menores ou adultos vulneráveis. Os pedidos de indemnização deverão ser entregues ao Grupo VITA ou às Comissões Diocesanas de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis, entre junho e dezembro deste ano.

Em comunicado, a CEP aponta que haverá uma comissão de avaliação que tratará de decidir quais os montantes a atribuir às vítimas. De recordar que algumas vítimas disseram ao JN que não concordavam com uma análise “caso a caso”, por não ser possível “medir” o sofrimento de cada pessoa. O mesmo chegou a ser defendido pelo próprio bispo José Ornelas, presidente da CEP.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!