Início » Pelo menos 20 mortos devido a chuvas fortes no sudeste do Brasil

Pelo menos 20 mortos devido a chuvas fortes no sudeste do Brasil

As chuvas fortes que assolaram vários estados do sudeste do Brasil, como Rio de Janeiro e Espírito Santo, já causaram pelo menos 20 mortos, de acordo com um último balanço oficial, segundo a agência France-Presse (AFP).

No total, no estado do Rio de Janeiro foram registadas oito mortes desde o início da intempérie, na noite de sexta-feira para sábado, nas cidades de Petrópolis, Teresópolis, Santa Cruz da Serra e Arraial do Cabo, segundo o Governo. No estado vizinho do Espírito Santo, um novo número anunciado no domingo refere 12 mortes.

A tempestade deixou vários milhares de pessoas desalojadas, disse o Presidente brasileiro, Lula da Silva, numa mensagem publicada durante a noite de sábado para domingo na plataforma X. Estas tragédias “estão a intensificar-se com as alterações climáticas”, lembrou o presidente do Brasil, um país assolado por repetidos desastres naturais.

Cerca de 241 pessoas morreram na cidade turística de Petrópolis em 2022, após fortes chuvas. Lula também expressou a sua solidariedade aos familiares das vítimas e garantiu que o Governo está a trabalhar com as autoridades locais para “proteger, prevenir e reparar” os danos das cheias.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!